Documentário: Nascidos em Bordéis
Data de
lançamento: 8 de dezembro de 2004 (Nova Iorque)
Elenco: Zana Briski, Puja Mukerjee, Avijit, Shanti Das, Mamuni, Tapasi, Gour, Kochi, Manik, Suchitra
![]() |
Era pra ser um documentário sobre a vida de mulheres prostitutas no Distrito da Luz Vermelha, em Calcutá, Índia. O que já seria difícil e um pouco desconfortável de assistir! Porém, ao chegar no local, a fotógrafa inglesa Zana Briski e seu amigo Ross Kauffman perceberam que havia algo ainda mais complicado de acreditar: a presença de inúmeras crianças, filhas e filhos das prostitutas, dividindo aquele mesmo ambiente, muitas vezes a poucos metros de onde suas mães recebia os clientes.
Aproximação
Convivendo com essas crianças, ouvindo suas histórias e o que esperavam para seus futuros, Zana e Ross notaram que elas estavam presas à Luz Vermelha, que seus destinos repetiriam a mesma história de suas famílias. E foi nesse momento que compreenderam que precisavam mudar o foco do documentário das mães para os seus filhos nascidos e criados ali.
A fuga pela imagem
![]() |
Foto: Gour |
Zana entregou máquinas fotográficas a algumas crianças e aquilo que era uma tentativa de entender como elas enxergavam sua própria realidade, tornou-se uma forma de quem sabe retirá-los do Distrito da Luz Vermelha. As crianças Puja, Suchita, Kochi, Avijit, Tapasi, Gour, Manik e Shant demonstraram uma percepção valiosíssima na arte da fotografia, como se aquela experiência pudesse transportá-los de uma realidade cruel para o mundo sensível, perfeito e estático da imagem.
Além do projeto inicial
Quando notou a falta de perspectiva em relação ao futuro, Zana passou a batalhar para transformar o dia-a-dia dessas crianças. O que assistimos no documentário é a dureza do local, da incerteza, dos não recebidos, dos medos das crianças e da falta de interesse dos próprios familiares. Não é um documentário fácil de assistir, porém ele registra histórias para que o mundo saiba que elas existem, que ainda estão ali e que algo precisa ser feito.
"É preciso aceitar que a vida é triste e dolorosa. Só
isso." (Tapasi, 10 anos)
“Não há uma coisa chamada esperança no meu futuro.” (Avijit,
13 anos)
"Meu pai tentou me vender. Eu tenho medo de me
transformar em uma prostituta." (Kochi, 10 anos)
"Eu gostaria que minha amiga Puja crescesse longe
daqui, porque quando ela crescer acabará indo para as ruas, usando drogas e
roubando o dinheiro das pessoas." (Gour, 14 anos)
Depois do Documentário
Sim, é claro que o documentário ganhou muitos prêmios, inclusive o Óscar. Porém, diferente do que alguns poderiam sugerir " exploração da imagem/realidade por dinheiro", tal visibilidade possibilitou a criação da organização Kids with Cameras (Crianças com Câmeras), que destina os recursos financeiros arrecadados para melhorar a situação dos nascidos em bordeis da Luz Vermelha; responsável também pela criação de uma escola, em 2010, capacitação e serviços de saúde. Para conhecer a organização clique aqui.
![]() |
Hope House (Kids with Cameras) |
Nenhum comentário: